INSTITUCIONAL INSTITUCIONAL TRANSPORTE ENERGIA TERMINAIS SERVIÇOS

Serviços

Projeto Crescendo


OBJETIVOS

Projeto CrescendoApós a implantação da ouvidoria da Agerba, constatou-se que a maioria dos usuários dos serviços públicos de energia e transportes desconhecia os seus direitos e deveres. Assim surgiu a idéia do Projeto Crescendo: regulação e cidadania ativa, que foi concebido com o objetivo de divulgar os direitos e deveres dos consumidores de energia elétrica e dos usuários de transportes intermunicipais de passageiros junto à rede pública de ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia.

O Projeto Crescendo concedeu à Agerba os prêmios: Top de Marketing/2002 da ADVB (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia), na categoria órgãos públicos; Prêmio “Empresa Cidadã”, em setembro de 2004, no 11º Fórum Nacional de Cidadania Empresarial, em São Paulo; Troféu “Empresa Socialmente Responsável”, em dezembro de 2004, no Simpósio Brasileiro de Responsabilidade Social, no Centro de Convenções da Bahia e o Troféu “Mérito Abar”, em maio de 2005, no 4º Congresso Brasileiro de Regulação, em Manaus. A conquista desses prêmios representou o reconhecimento ao trabalho que a Agência vem desenvolvendo, visando sempre a melhoria de serviços essenciais para a população, como os de transporte intermunicipal de passageiros e energia elétrica.

METAS

As metas do Projeto são de capacitar, no período 2001/10, 8.000 multiplicadores (professores e 2 milhões de alunos), através de metodologia específica, utilizando como estratégia didático pedagógica a transversalidade do tema. Em primeira instância, o Projeto tem capacitado os professores da rede de ensino fundamental e médio, e a partir desses agentes multiplicadores, o Crescendo vem penetrando nas salas de aula e alcançando os alunos e seus familiares.

INVESTIMENTO

O investimento é da ordem de R$ 1.200.000,00 (Hum milhão e duzentos mil reais).

ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL

O Projeto Crescendo conta com as seguintes participações institucionais: Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia – AGERBA; Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e as Prefeituras Municipais do Estado da Bahia.

MATERIAL DIDÁTICO

Como material didático básico da campanha educativa, são utilizados dois kit’s - um sobre a temática de energia elétrica e outro sobre transportes - contendo em cada um livro, um vídeo e um CDROM.

Os vídeos são utilizados como elementos sensibilizadores, de modo a permitir ao educador a construção do conhecimento de uma forma lúdica e eficiente, apresentando os conceitos a serem trabalhados de forma descontraída e didática, segundo roteiros que retratem fatos pertinentes à realidade cotidiana da juventude brasileira.

Em termos de conteúdo específico, o livro sobre direitos e deveres dos consumidores de energia elétrica contempla:

  • A reforma institucional do setor elétrico e sua inserção no contexto de mudança do papel do Estado;
  • Os agentes reguladores (surgimento, competências, atribuições e esferas de atuação);
  • Os princípios legais e normativos da regulação setorial;
  • As inter-relações entre consumo e cidadania;
  • Direitos e deveres dos consumidores;
  • Sugestões de atividades e aplicações em sala de aula;
  • Tira-dúvidas.

Já o livro sobre direitos e deveres dos usuários de transportes privilegia:

  • A importância dos transportes na qualidade de vida das populações;
  • A historicidade e o desenvolvimento dos meios e serviços de transporte no Brasil e na Bahia, englobando os aspectos sociais, econômicos e culturais;
  • As inter-relações entre transporte e a cidadania (acesso, tipologia, abrangência, qualidade, custos etc.);
  • As instâncias reguladoras e fiscalizadoras;
  • Direitos e deveres dos usuários;
  • Sugestões de atividades e aplicações em sala de aula;
  • Tira-dúvidas.

 

TREINAMENTOS

Iniciado em julho/2001, esta atividade inclui o planejamento, coordenação, realização e avaliação de cursos de capacitação de professores da Rede Pública Estadual.

Os multiplicadores capacitados na etapa anterior estão repassando para os docentes da Rede Pública de Ensino, dentro do conceito de transversalidade todo o material (vídeo e livro didático) do Projeto Crescendo: Regulação e Cidadania Ativa.

Os treinamentos dos docentes estão sendo realizados com o apoio das Prefeituras Municipais do Estado da Bahia, através dos Seminários: Educação, Ética e Cidadania.

RESULTADOS

Os resultados obtidos até Julho / 2009 estão descritos abaixo:

  • Escolas - 3.776;
  • Municípios - 374;
  • Professores - 8.889;
  • Alunos - 1.611.091.