INSTITUCIONAL INSTITUCIONAL TRANSPORTE ENERGIA TERMINAIS SERVI�OS



Imprimir

Com integração plena 20 linhas metropolitanas têm pontos finais alterados

Para dar continuidade às ações de integração plena entre ônibus metropolitano, metrô e ônibus urbano que começam no próximo domingo (1º), a Agerba realiza readequação em 20 linhas metropolitanas. A partir do domingo o terminal Mussurunga passa a ser a parada final de 19 linhas que chegam em Salvador pela Avenida Paralela, e o terminal Pirajá, da linha Simões Filho x Barra, que acessa a capital pela BR-324. Com isso, os passageiros podem seguir viagem usando o metrô pagando apenas uma passagem.
A integração é feita da seguinte forma: ônibus metropolitano – metrô – ônibus urbano e ônibus urbano – metrô – ônibus metropolitano. O prazo para a integração é de três horas se a integração envolver ônibus metropolitano e de duas horas se for com ônibus urbano. O termo que sela o acordo para integração foi assinado por representantes do Governo do Estado e Prefeitura de Salvador na manhã desta sexta-feira (29), na sede do Ministério Público da Bahia.
As mudanças seguem as diretrizes do Governo do Estado para ampliar o acesso ao passageiro de ônibus ao metrô, e reduzir também a circulação de ônibus com origem na Região Metropolitana de Salvador (RMS) nas principais vias da capital. No momento, as linhas que circulam em Salvador pela orla marítima e pela Suburbana não sofrem alterações de ponto final.
“Isso muda a mobilidade e, sobretudo, a qualidade de vida de milhares de pessoas que circulam entre Salvador e Região Metropolitana todos os dias. No momento em que as pessoas têm um sistema de alta capacidade, rápido, confortável e seguro à disposição, como é o metrô, elas podem saber exatamente quanto tempo elas levam no deslocamento para casa, para o trabalho. Essas pessoas vão ter mais tempo para sair de casa mais tarde, chegar em casa mais cedo, é mais tempo para curtir a família, para fazer atividades de lazer. É mais opção para quem usa o transporte”, explicou o secretário Bruno Dauster.
Segundo o diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessôa, técnicos da agência reguladora realizam estudos para aumentar a eficiência na prestação do serviço. “Com a integração plena o passageiro metropolitano irá economizar 15% do seu tempo. Os impactos serão vistos gradativamente, e tanto o trânsito como a vida da população vão melhorar”, finaliza.

Para realizar a integração entre os ônibus metropolitanos, o sistema metroviário e ônibus urbano, os passageiros devem possuir os cartões Metropasse, da CCR Metrô Bahia ou do Salvador Card. Cerca de 580 ônibus circulam entre a RMS e a capital, e essa frota, composta por cerca de 75 linhas metropolitanas, registra mensalmente 5,7 milhões de embarques. A relação das linhas com seus roteiros alterados está publicada no site da Secom (www.secom.ba.gov.br).

LINHA COM PARADA FINAL NO TERMINAL PIRAJÁ
EMPRESA PREFIXO CONFIGURAÇÃO ATUAL NOVA CONFIGURAÇÃO
Expresso metropolitano 869I.URB SIMÕES FILHO – BARRA via /BR-324 e Av. HEITOR DIAS SIMÕES FILHO – TERMINAL PIRAJÁ

LINHAS COM PARADA FINAL NO TERMINAL MUSSURUNGA

EMPRESA PREFIXO CONFIGURAÇÃO ATUAL NOVA CONFIGURAÇÃO
B.T.M. ( BAHIA DE TRANSPORTES METROPOLITANOS) 807.URB MONTE GORDO - BARROQUINHA via AV. PARALELA MONTE GORDO - TERMINAL MUSSURUNGA
852I.URB ITINGA - TERMINAL DA FRANÇA, VIA PARALELA, AV. LUÍS E. MAGALHÃES E RIBEIRA ITINGA – TERMINAL MUSSURUNGA
854.URB PORTÃO - TERMINAL DA FRANÇA via BONOCÔ/TÚNEL PORTÃO - TERMINAL MUSSURUNGA
854A.URB VIDA NOVA - TERMINAL DA FRANÇA via BONOCÔ/TÚNEL VIDA NOVA - TERMINAL MUSSURUNGA
857I.URB AREMBEPE - TERMINAL DA FRANÇA via BA 099 e PARALELA AREMBEPE - TERMINAL MUSSURUNGA
858A.URB PRAIA DE IPITANGA - TERMINAL DA FRANÇA via AV. AMARÍLIO TIAGO DOS SANTOS PRAIA DE IPITANGA - TERMINAL MUSSURUNGA via AV. AMARÍLIO TIAGO DOS SANTOS
858A2.URB PRAIA DE IPITANGA - TERMINAL DA FRANÇA via PRAÇA DA ARCANJA PRAIA DE IPITANGA - TERMINAL MUSSURUNGA via PRAÇA DA ARCANJA
855.URB ITINGA - ESTAÇÃO DA LAPA via Av. CENTENÁRIO JAMBEIRO / ITINGA - TERMINAL MUSSURUNGA
883.URB PORTÃO - ESTAÇÃO DA LAPA via VIDA NOVA e Av. Juracy Magalhães PORTÃO – TERMINAL MUSSSURUNGA
883A.URB VIDA NOVA - ESTAÇÃO DA LAPA VIA PARALELA VIDA NOVA – TERMINAL MUSSURUNGA
883A2.URB VIDA NOVA - ESTAÇÃO DA BARROQUINHA VIA PARALELA/ITINGA VIDA NOVA – TERMINAL MUSSURUNGA
937.URB BURAQUINHO - TERMINAL DA FRANÇA via AV. PARALELA BURAQUINHO – TERMINAL MUSSURUNGA via AV. PARALELA
EXPRESSO METROPOLITANO 819I2.URB SIMÕES FILHO – ITAIGARA via AV. PARALELA SIMÕES FILHO - TERMINAL MUSSURUNGA
DOIS DE JULHO 840.URB VILAS DO ATLÂNTICO - COMÉRCIO via AV. PARALELA VILAS DO ATLÂNTICO – TERMINAL MUSSURUNGA
840A.URB LOTEAMENTO MIRAGEM - COMÉRCIO LOTEAMENTO MIRAGEM – TERMINAL MUSSURUNGA
885.URB VILA DE ABRANTES - TERMINAL DA FRANÇA via PARALELA VILA DE ABRANTES – TERMINAL MUSSURUNGA
885A.URB JAUÁ - TERMINAL DA FRANÇA via PARALELA JAUÁ - TERMINAL MUSSURUNGA
EXPRESSO LINHA VERDE 138.URB PRAIA DO FORTE – EST. URBANA DO TERMINAL ROD. DE SALVADOR PRAIA DO FORTE – TERMINAL MUSSURUNGA
VIAÇÃO SOL DE ABRANTES 808I.URB CAMAÇARI – TERMINAL ACESSO NORTE via AV. PARALELA CAMAÇARI – TERMINAL MUSSURUNGA

29/9 - 17:44 | Fonte: Ascom/Agerba