INSTITUCIONAL INSTITUCIONAL TRANSPORTE ENERGIA TERMINAIS SERVI�OS

Com integração plena 20 linhas metropolitanas têm pontos finais alterados

Para dar continuidade às ações de integração plena entre ônibus metropolitano, metrô e ônibus urbano que começam no próximo domingo (1º), a Agerba realiza readequação em 20 linhas metropolitanas. A partir do domingo o terminal Mussurunga passa a ser a parada final de 19 linhas que chegam em Salvador pela Avenida Paralela, e o terminal Pirajá, da linha Simões Filho x Barra, que acessa a capital pela BR-324. Com isso, os passageiros podem seguir viagem usando o metrô pagando apenas uma passagem.
A integração é feita da seguinte forma: ônibus metropolitano – metrô – ônibus urbano e ônibus urbano – metrô – ônibus metropolitano. O prazo para a integração é de três horas se a integração envolver ônibus metropolitano e de duas horas se for com ônibus urbano. O termo que sela o acordo para integração foi assinado por representantes do Governo do Estado e Prefeitura de Salvador na manhã desta sexta-feira (29), na sede do Ministério Público da Bahia.
As mudanças seguem as diretrizes do Governo do Estado para ampliar o acesso ao passageiro de ônibus ao metrô, e reduzir também a circulação de ônibus com origem na Região Metropolitana de Salvador (RMS) nas principais vias da capital. No momento, as linhas que circulam em Salvador pela orla marítima e pela Suburbana não sofrem alterações de ponto final.
“Isso muda a mobilidade e, sobretudo, a qualidade de vida de milhares de pessoas que circulam entre Salvador e Região Metropolitana todos os dias. No momento em que as pessoas têm um sistema de alta capacidade, rápido, confortável e seguro à disposição, como é o metrô, elas podem saber exatamente quanto tempo elas levam no deslocamento para casa, para o trabalho. Essas pessoas vão ter mais tempo para sair de casa mais tarde, chegar em casa mais cedo, é mais tempo para curtir a família, para fazer atividades de lazer. É mais opção para quem usa o transporte”, explicou o secretário Bruno Dauster.
Segundo o diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessôa, técnicos da agência reguladora realizam estudos para aumentar a eficiência na prestação do serviço. “Com a integração plena o passageiro metropolitano irá economizar 15% do seu tempo. Os impactos serão vistos gradativamente, e tanto o trânsito como a vida da população vão melhorar”, finaliza.

Para realizar a integração entre os ônibus metropolitanos, o sistema metroviário e ônibus urbano, os passageiros devem possuir os cartões Metropasse, da CCR Metrô Bahia ou do Salvador Card. Cerca de 580 ônibus circulam entre a RMS e a capital, e essa frota, composta por cerca de 75 linhas metropolitanas, registra mensalmente 5,7 milhões de embarques. A relação das linhas com seus roteiros alterados está publicada no site da Secom (www.secom.ba.gov.br).

LINHA COM PARADA FINAL NO TERMINAL PIRAJÁ
EMPRESA PREFIXO CONFIGURAÇÃO ATUAL NOVA CONFIGURAÇÃO
Expresso metropolitano 869I.URB SIMÕES FILHO – BARRA via /BR-324 e Av. HEITOR DIAS SIMÕES FILHO – TERMINAL PIRAJÁ

LINHAS COM PARADA FINAL NO TERMINAL MUSSURUNGA